Um veterano militar de 46 anos recebeu um novo olho esquerdo como parte de um transplante parcial de rosto, em uma cirurgia inédita na história da medicina. Apesar de não ter recuperado a visão, o paciente está satisfeito com o resultado e espera que sua experiência ajude outras pessoas no futuro.
O transplante de olho foi realizado por uma equipe de cirurgiões da NYU Langone Health, em Nova York, que anunciou o feito nesta quinta-feira. A cirurgia durou 21 horas e envolveu o enxerto de um globo ocular inteiro, algo que nunca tinha sido feito antes. Até então, os médicos só conseguiam transplantar a córnea, a parte transparente do olho.
O receptor do olho, Aaron James, sofreu um acidente de trabalho com um cabo de alta tensão, que destruiu o lado esquerdo de seu rosto, incluindo o nariz, a boca e o olho. Ele foi submetido a um transplante facial, que incluiu o olho do doador, por razões estéticas. Os médicos não tinham certeza se o olho iria sobreviver ou se ele iria recuperar a visão.
No entanto, nos seis meses após a cirurgia, o olho transplantado mostrou sinais de saúde, como vasos sanguíneos funcionando bem e uma retina promissora. O médico que liderou a equipe, Eduardo Rodriguez, disse que o simples fato de terem transplantado um olho é um enorme passo em frente, algo que há séculos tem sido pensado, mas nunca realizado.
James, que enxerga com o olho direito, sabia que as chances de ver com o olho esquerdo eram baixas. Ele disse que aceitou participar do experimento para ajudar a ciência e a próxima pessoa que precisar de um transplante de olho. “Espero que isto abra um novo caminho”, afirmou.


